Antigo prédio da Estação da Companhia Paulista - Desenho do Almanak 1873 (Acervo MIS-Campinas) Fundação da Companhia de Bondes de Tração animal – 1878 Esta fotografia é de 1900 (MIS-Museu da Imagem e do Som - Campinas) Foto: Marcos Peron Foto: Marcos Peron Foto: Marcos Peron Foto: Marcos Peron Foto: Marcos Peron

Duração: aprox. 5 horas

Tour: Indústrias e Ferrovias em Campinas – final séc. XIX e início séc. XX

O tour histórico: Indústrias e Ferrovias em Campinas – final séc. XIX e início séc. XX será realizado em duas etapas, no feriado do dia 08 de dezembro de 2023, com uma aula aberta das 8h30 às 12h, na Estação Cultura, com conteúdo expositivo e preparatório para a visita às instalações da antiga Estação da Companhia Paulista e Pátio Ferroviário. E no dia seguinte, dia 09 de dezembro, das 9h às 14h, na Estação Anhumas, com o passeio de Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna, parada para o almoço em Jaguariúna nas redondezas da estação e volta à Campinas no próximo trem.  

Com este tour encerraremos a edição 2023 do projeto Revisitando Campinas em parceria com o Próximo Passeio. Em 2024, teremos outros passeios cheios de história e conhecimento. Aguardem!

Contexto histórico do tour ferroviário

A partir da metade do séc. XIX com as sucessivas safras recordes de café e ainda uma produção robusta de açúcar, Campinas transforma-se na capital agrícola da Província de São Paulo enriquecendo os seus fazendeiros e transformando economicamente a cidade. Com o capital acumulado a cidade imperial começa a tomar forma, com o início das construções dos solares urbanos dos Barões e o surgimento de uma burguesia de comerciantes e pequenos industriais, que surgem em apoio a agricultura com a produção de ferramentas, máquinas e pequenos implementos agrícolas, que ganham força pelas mãos e conhecimento dos imigrantes europeus, e com a chegada e fundação das Companhias ferroviárias.

Os primeiros imigrantes alemães e tiroleses chegaram pelas mãos do Visconde de Indaiatuba em 1852, para substituir a mão de obra escrava em suas fazendas de Campinas e de Indaiatuba. Desde essa data grandes levas de imigrantes começaram a desembarcar no Brasil e os maiores deslocamentos foram para o interior da Província de São Paulo, e com isso começaram a modificar-se as relações e técnicas no campo, com a utilização de máquinas e equipamentos, que estes imigrantes conheciam e já haviam tido acesso.

Com o crescimento das exportações, as importações passaram a ter também um grande crescimento, com estes capitalistas investindo em qualidade de vida, no estudo e na educação dos filhos, no vestuário, rendas, tecidos finos, louças finas, aparelhos de jantar, baixelas, faqueiros, instrumentos musicais, materiais de construção, ferramentas e equipamentos para a construção, portas e janelas, vidros, espelhos, peças de ferro fundido, postes, balaústres, gradis, etc., uma infinidade de artigos que chegavam a Campinas em lombo de burros e mulas.

Em 1867 é inaugurada a primeira ferrovia na Província de São Paulo a “The São Paulo (Brazilian) Railway Company” ligando Santos à São Paulo e depois à Jundiaí, e em 1872 chega a primeira ferrovia a Campinas, a “Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, saindo de Jundiaí interligada com a Inglesa e vindo a Campinas.

As ferrovias deram um enorme impulso ao desenvolvimento e ao crescimento da cidade e consequentemente da região. O tour irá situar estas informações históricas demonstrando muitas das suas evidências na aula passeio, onde serão abordados estes fatos até o início o séc. XX e como fizeram Campinas progredir no apogeu do café.

Conheça os professores especialistas que irão conduzir as informações e leituras junto ao tour

- Pedro Rocha Lemos: Bacharelado, licenciatura plena e mestrado em Ciências Sociais (Unicamp) e doutorado (PUC São Paulo). Foi professor da Faculdade de Ciências Sociais (PUC Campinas de 1987 a 2015) e diretor da Faculdade de 2008 a 2013. Atualmente ocupa cargo na diretoria da Jaguatibaia (Associação de Proteção Ambiental Sousas/Joaquim Egídio), é presidente  do Congeapa gestão 2023/2024 (Conselho Gestor da Apa Campinas), Sócio fundador do Fundo Haja (Campinas) e curador do projeto Revisitando o Brasil Viagens Contextualizadas. 

- João Manuel Verde dos Santos: Arquiteto e Urbanista pela PUC Campinas em 1984, Mestre em Urbanismo pela PUC Campinas em 2004. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas desde 1992. Conselheiro do Condepacc desde 1992 e Conselheiro do CMDU desde 2009. ocupa a vice-presidência da AREA – Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas. Diretor do IAB – Núcleo Campinas – Instituto de Arquitetos do Brasil. Diretor da Pró Urbe – Associação Pró Urbanismo e Sócio da Unitá Arquitetura Ltda – ME

  • - Ingresso da Maria Fumaça
  • - A aula preparatória
  • - O tour guiado
  • - Acompanhamento do professor especialista no tema
  • - Entrada em todos os lugares
  • Almoço e bebidas (à parte)
  • Água
  • Protetor solar
  • Boné
  • Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

    R$ 125,00 (por pessoa)



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