MONUMENTOS DE CAMPINAS: ARTE, HISTÓRIA e CIDADE MONUMENTOS DE CAMPINAS: ARTE, HISTÓRIA e CIDADE MONUMENTOS DE CAMPINAS: ARTE, HISTÓRIA e CIDADE

Duração: 3 horas Para todas as idades

MONUMENTOS DE CAMPINAS: ARTE, HISTÓRIA e CIDADE

Nesta nova edição do Projeto Revisitando o Brasil, edição Revisitando Campinas, de curadoria do Professor Pedro Lemos, em parceria com a jornalista Luciana de Almeida, do projeto turístico que desenvolve passeios locais, o receptivo Próximo Passeio, iremos visitar os Monumentos Públicos de Campinas pelo viés da Arte e História, com visita guiada aos monumentos pelo especialista Josemar Antônio Giorgetti, doutorando pela Unicamp na linha de pesquisa de Monumentos Públicos sob orientação do arquiteto historiador  Marcos Tognon, profundo conhecedor da cidade sob seus aspectos arquitetônicos. 


Para dar mais visibilidade aos monumentos a serem revisitados, tantos os históricos como os culturais e artísticos, iniciaremos um novo formato de visitação aos patrimônios com aulas antecipadas ao tour, em forma de palestras, com professores convidados para a parte teórica e suas contribuições técnico-científicas para quem quer saber mais e aprofundar no contexto histórico de cada época e tour a ser realizado. O novo formato inclui as aulas antecipadas ao tour, que podem ser feitos os dois, ou optar por um ou outro e terão custos separados.

O módulo 1. Campinas Histórica e Arquitetônica, a parte teórica será realizada no dia 24/06, das 14h às 16h30, com uma palestra introdutória à visita técnica. O tema “A Arquitetura da Cidade” será ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon que atua entre outros projetos na Unicamp, na área de História da Arte, juntamente com a Prof. Drª e Arquiteta Ana Villanueva.

No dia 25/06, domingo, ocorre o tour no centro de Campinas com a visitação aos monumentos e personagens que marcaram a história da cidade, conduzidos pelo especialista Josemar Antônio Giorgetti. Na hora da reserva, o interessado pode se inscrever nas duas atividades, ou apenas uma, de acordo com seu interesse, seja de turista ou de aprofundar mais no conhecimento.  

 

Uma das principais características das cidades ocidentais que se modernizavam no século XIX era construir valores urbanos que deveriam educar a sensibilidade social para o arranjo pretendido na sociedade industrial e urbanizada que se desenhava como objetivo.

 

A construção de uma nova memória social a partir de princípios culturais emergentes entre o XIX e o XX definiram estratégias muito evidentes em algumas das nossas cidades brasileiras: uma delas foi a promoção de monumentos públicos artísticos, geralmente em pedra e bronze, materiais de uma durabilidade quase infinita, para cultuar os principais personagens e autoridades, os fatos históricos e memoráveis, as conquistas da técnica e da economia.

 

Assim, a cidade se monumentaliza! Praças, largos, esquinas, recebiam, no avanço da modernização com novos pavimentos, passeios, bancos e quiosques, luminárias e pontos de estacionamentos, uma arquitetura pública e, grandes obras de arte, eloquentes em sua figuração plástica, eram produzidas pelos melhores artistas do tempo.


Campinas é um dos grandes exemplos desse forte engajamento na construção da modernidade urbana republicana brasileira: de acordo com recentes levantamentos, mais de 200 monumentos, placas e peças comemorativas foram produzidas ao longo dos últimos 120 anos, pautando espaços e ruas com sua presença, hoje, muito negligenciada.

 

Neste passeio, visitaremos um grupo de monumentos da área central da cidade, onde conheceremos a história de cada um, contextualizando todos os seus principais aspectos: urbanos, culturais e históricos. Para este tour guiado, selecionamos os mais relevantes monumentos públicos artísticos, que segue abaixo.

Conheça mais sobre Josemar Antônio Giorgetti: 
Advogado e historiador. Mestre em História pela Unicamp, com ênfase em História da Arte, na linha de pesquisa de arte moderna e contemporânea. Titular da cadeira n. 2 do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas. Conselheiro do CONDEPACC Campinas, representado a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.  Doutorando pela Unicamp na linha de pesquisa de Monumentos Públicos.


ROTEIRO: Monumentos Públicos de Campinas: Arte, História e Cidade

Data: 25 de junho


8h20 - PONTO DE ENCONTRO: LARGO DO PARÁ (tolerância máxima de 10 minutos)
Estudos:

1.    Monumento do Bicentenário do Café

2.    Álvaro Ribeiro [furtado, pedestal]

 

PRAÇA SILVIA SIMÕES MAGRO

3.    Hercule Florence

 

PRAÇA ANITA GARIBALDI (Largo S. Benedito)

4.    Mãe Preta

 

PRAÇA CARLOS GOMES

5.    Thomaz Alves [furtado]

6.    Rui Barbosa

 

COLÉGIO CARLOS GOMES

7.    Anchieta

 

LARGO DAS ANDORINHAS

8.    Bicentenário de Campinas

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS – MACC

9.    Revoada das Andorinhas

 

LARGO DO CARMO / PRAÇA BENTO QUIRINO

10.                      César Bierrenbach

11.                      Bento Quirino

12.                      Monumento -Túmulo de Carlos Gomes

 

LARGO DO ROSÁRIO

13.                      Fundação de Campinas

14.                      Guilherme de Almeida

 

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO

            15.                      Dom Nery

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:


  • Devolução do valor pago;

  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

  • Professor especializado no roteiro
  • Walking tour guiado
  • Estudo de história e arte aprofundados sobre cada monumento
  • Refeições
  • Água
  • Água
  • Melhor ir de tênis para caminhada
  • Passe protetor solar
  • Boné ou chapéu para proteger
  • Frutinhas ou barrinha de cereal
  • Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

    R$ 45,00 (por pessoa)



    Whatsapp