RESTAURO: MEMÓRIA-CAFÉ-PATRIMÔNIO em Campinas

Atividade monitorada com estudo sobre o processo de restauro da Fazenda Atibaia. Durante a visita, são demonstradas as técnicas construtivas de suas edificações e períodos históricos, em comparação com outras fazendas da região dentro de um quadro da história da arquitetura cafeeira no Brasil, no século 19. No final, ocorre uma oficina de café na cozinha da fazenda


04:00 horas

Workshop sob demanda - Memória, Café & Patrimônio: Restauro Fazenda Atibaia

Workshop com visita técnica a Fazenda Atibaia, com acompanhamento de professores especializados no tema e workshop presencial com a arquiteta responsável pelo projeto, obra e restauro da Fazenda. O curso prevê ainda uma oficina de degustação de café, com entrega de certificado para alunos universitários de atividade complementar com equivalência a 16 horas, além de certificado para o público em geral, sobre introdução ao universo do restauro. 

A atividade monitorada promoverá um estudo sobre o processo de restauro da Fazenda Atibaia com apresentação dos critérios de restauro utilizados e principais desafios da obra.

Durante a visita, também serão demonstradas as técnicas construtivas de suas edificações e períodos históricos, em comparação com outras fazendas da região dentro de um quadro da história da arquitetura cafeeira no Brasil, no século 19. 

A QUEM SE DESTINA: 

Esta turma se destina a pessoas interessadas nos temas e a profissionais que trabalham em áreas correlatas, como historiadores, guia de turismo,baristas, da área de gastronomia, arquitetos, educadores, advogados, jornalistas, entre outros. 

OBJETIVOS: 
Difundir o conhecimento do patrimônio cafeeiro, notadamente da Fazenda Atibaia em Campinas através da atividade proposta.

- Aperfeiçoar o conhecimento na área de restauro de forma aplicada a edifícios restaurados.

- Inserir no universo do restauro pessoas que não são da área do conhecimento específico mas que se interessam pelo tema.

- Ampliar a discussão do patrimônio imaterial para a área do café, motivo pelo qual estas fazendas passaram a existir na nossa região. 

CONTEÚDO 

São realizadas três atividades: Aula Remota, Visita Técnica Guiada e Workshop sobre Restauro da Fazenda, com uma breve oficina com degustação de cafés para finalizar. 

1 - Visita técnica na Fazenda Atibaia
Workshop sobre o processo de restauro da Fazenda Atibaia com aplicação direta dos critérios de restauro utilizados na obra, com apresentação do edíficio, sua história construtiva e como identificar os períodos históricos com evidências arquitetônicas. 


As 2 primeiras horas de workshop serão com a arquiteta responsável pelo restauro e irá demonstrar os critérios adotados no projeto e obra da fazenda através da visita “in loco” nos principais lugares da fazenda para demonstração das técnicas utilizadas.

2 - Oficina sobre café com degustação

Ao final da visita técnica será realizada uma oficina com demonstração de cafés contextualizando a história do café em Campinas, fazendas, casarões e plantio do cultivar no final do sec. 19 e começo do século 20, outras curiosidades e história da bebida. O participante terá oportunidade de provar alguns métodos de preparo do café, de forma a entender como fazer o melhor café, com dicas e degustação de cada método.

- Aula Remota
Para melhor aproveitamento da visita técnica serão realizadas aulas remotas anteriores para explicação de conteúdo da visita no que se refere a história do café em Campinas e região, apresentando uma linha do tempo do cultivar e melhorias feitas a partir do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Além dos principais critérios de restauro no mundo e como este arcabouço conceitual foi aplicado no caso da Fazenda Atibaia. 

A aula será realizada no dia 30/04, por google meet, via link que será enviado por e-mail, somente para os inscritos.

SOBRE DAS PROFESSORAS ESPECIALISTAS: 

Arqª Ana Villanueva

Doutora em História pela UNICAMP e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Possui publicações nacionais e internacionais na área de restauro e história da arquitetura. Tem inúmeros trabalhos de restauro com destaque para a Fazenda Atibaia em Sousas. Membro do ICOM-CAMOC (InternationalCouncilofMuseuns). Coordenou o projeto BID de requalificação do centro de São Paulo. Coordenou o setor técnico do Patrimônio Cultural de Campinas e trabalhou no Museu da Imagem e do Som de Campinas, ambos na Prefeitura Municipal de Campinas. Foi docente nos cursos de arquitetura e urbanismo da UNICAMP, UNIMEP, UNIP e CEUNSP. Ministrou aula no curso de Pós-Graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa. Palestrante internacional com destaque para o Museu Histórico de Seoul e Universidade Sorbonne de Paris. Recebeu a medalha Antônio da Costa Santos da Câmara Municipal de Campinas. Sócia da empresa “Pátina – Arquitetura e Consultoria”

Profª Sandra Racy

Profa. Mestre em Educação, História e Memoria pela Universidade Metodista de Piracicaba, Jornalista e Barista de café pelo CPC do Museu do Café de Santos. Foi  docente na Unimep e Puccamp, coordenadora do departamento corporativo do Senac Campinas. Hoje é docente na Wyden Unimetrocamp, Unifavip e Unifanor, enquanto acadêmica tem publicações e apresentações  nacionais  e internacionais na área de História e Memória. Colunista do portal Campinas.com.br/Hora do café. Como barista e jornalista possui estudos e publicações relacionados a história  do café em Campinas e região. Já realizou oficinas na área do café em sítios, fazendas e associações ligadas ao café, além de eventos para turismo rural.

ROTEIRO:

Dia 30 de abril: Aula remota, das 14h às 17h, com conteúdo de preparação sobre os critérios de restauro, história do café e orientações para a visita técnica e como chegar  

Dia 07 de maio:  Visita técnica na Fazenda Atibaia e Workshop de cafés 


Horário:
Das 9 às 12 – turma matutina, voltada para profissionais relacionados aos temas


Vagas limitadas. Faça sua reserva online agora para garantir a sua!
  • Acompanhamento de professor(a) especializado
  • Workshop sobre cafés com barista profissional
  • Visita técnica comentada com a arquiteta responsável pelo restauro

O que não está incluído?

  • Almoço
Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:

  • Devolução do valor pago;
  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

R$ 120,00 /por pessoa*


Escolha data e horário


Confirmação imediata
Sua reserva é confirmada e garantida imediatamente.

Sem intermediador
Você está reservando diretamente com a Confraria da Informação.

Segurança SSL
Usamos criptografia para proteger seus dados.

Cancelamento sem custo
Você pode desistir em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas antes do horário/data agendado.