DO CAFEZAL AO CAFEZINHO em Campinas

Que tal ter a oportunidade de vivenciar um passeio relacionado ao universo do café e ligado à história da cidade de Campinas? O passeio apresenta todo o processo, da plantação, colheita, torra até a hora de servir a bebida, com diferentes métodos de extração conduzidos por uma barista e jornalista especializada na história do café em Campinas.


03:00 horas

Que tal ter a oportunidade de vivenciar um passeio relacionado ao universo do café e ligado à história da cidade de Campinas? O passeio apresenta todo o processo, da plantação, colheita, torra até a hora de servir a bebida, com diferentes métodos de extração conduzidos por uma barista e jornalista especializada na história do café em Campinas.

O café faz parte da história brasileira desde o século 18 e está ligado a origem da cidade de Campinas, permeando sua arquitetura, formação e organização do centro histórico, aos caminhos de expansão do interior paulista, a chegada da estação de trem. Tudo se mistura com o café.    

Bebida que reúne pessoas, desperta lembranças. Uns preferem mais fraco, outros mais forte, com ou sem açúcar, o café traz na xícara o sinônimo de receber bem. Aceita um cafezinho? Alguns são tão apaixonados que fazem parte do chamado "coffee lovers", pessoas que levam o café para sua vida com conhecimento e experiência, gostam de moer seu café na hora e utilizar diversos métodos para servir.   

Elemento de grande importância histórica, o café também vem ganhando novos usos e lugares, a chamada quarta onda. Foi assim que o Sítio Flor da Lua junto com a agência receptiva de turismo local, Próximo Passeio, resolveram se unir para propiciar às pessoas uma experiência única em Campinas, que resgate esta história em um dos poucos sítios locais produtores de café. Juntos criaram o passeio rural do cafezal ao cafezinho, oferecido aos segundos domingos do mês como opção de passeio na cidade, ao ar livre e em contato com a natureza. Uma cidade que poucos vêem, no seu lado rural que ainda sobrevive.

O dentista Cid Manicard, sócio-proprietário do sítio, além de ser mestre em torra e também produtor de café, ele e sua família são responsáveis pela produção do café no sistema agroflorestal, que também é conhecido dentro do passeio. 

O método de agrofloresta mescla a cultura de importância agronômica em consonância com a floresta, ou seja, além da produção de um ótimo café, o sistema é uma forma sustentável de plantação de alimentos, auxiliando também a recuperação do meio ambiente, não deixando que ele seja agredido. 

A experiência do tour é totalmente imersiva, passa por todo o processo produtivo do café, do pequeno cafezal, onde todos os processos são demonstrados no mesmo local, desde a plantação, a colheita, secagem no terreiro, a torra, a moagem e por fim, o café do próprio do sítio que é passado e coado na hora, começando pelo coador de pano.

Além do café tradicional passado no coador, a barista Sandra Racy apresenta o universo da quarta onda do café, em um mini workshop onde ela irá explicar os diferentes métodos de extração como a prensa francesa, conhecida também como cafetière à pison. Incluído no cardápio, teremos o café expresso e o método Hario V60. Para fechar com chave de ouro, ela ensina como preparar um mocaccino, um drink para os participantes prepararem em casa que ampliará sua vivência do local e que poderá refazer em casa.

É um tempo para descompressão e de experiência para os amantes do café. O tour segue os protocolos de segurança e o uso de máscaras e orientação de distanciamento social para que não ocorram aglomerações e todos possam aproveitar o momento de forma segura.

ROTEIRO:

Condomínio rural Colina do Atibaia (ESTRADA COM TRECHO DE TERRA), no Sítio Flor da Lua, dentro do Condomínio.

08:50 - Café de boas vindas no Sítio Flor da Lua.

09:40 - Tour pelo cafezal e apresentação do sistema de agrofloresta

10:40 - Mini workshop com barista e métodos de extração com desgustação do café especial Flor Da Lua em 4 tipos de métodos diferentes.

12:00 - Previsão de encerramento.

* É necessário transporte particular (carro particular), ou seja, não há possibilidade de se chegar de transporte público até o sítio, sendo o percurso composto por estrada de terra. Nesta atividade não teremos microônibus. 

PASSEIOS: conforme agendamento

HORÁRIO: 9h às 12h.


Vagas limitadas. Faça sua reserva online agora para garantir a sua!
  • Acompanhamento de Monitor
  • Café de boas vindas
  • Tour pelo cafezal
  • Mini workshop com barista e métodos de extração
  • Degustação de cafés especiais
  • Tour Comentado

O que não está incluído?

  • Não inclui almoço
  • Não inclui transporte
Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:

  • Devolução do valor pago;
  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

R$ 120,00 /por pessoa*


Escolha data e horário


Confirmação imediata
Sua reserva é confirmada e garantida imediatamente.

Sem intermediador
Você está reservando diretamente com a Confraria da Informação.

Segurança SSL
Usamos criptografia para proteger seus dados.

Cancelamento sem custo
Você pode desistir em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas antes do horário/data agendado.