Duração: 4 horas

CAMPINAS: DA COLÔNIA AO IMPÉRIO, PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E SOCIEDADE - 28/10

No dia 28/10, sábado, daremos sequência ao projeto de identificação de referências históricas, sócio-políticos e culturais que constroem a identidade e os conflitos da contemporaneidade brasileira com a proposta de tours históricos por Campinas. O próximo tour DA COLÔNIA AO IMPÉRIO, PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E SOCIEDADE busca elementos, fundamentos e marcos específicos dos períodos Colônia, Império e Transição para a República pelo Centro de Campinas. A proposta em parceria com o projeto Revisitando o Brasil e a agência Próximo Passeio vai ao encontro de contribuir com a revitalização e sinalização do centro histórico de Campinas e identificar onde estão estas marcas.

No primeiro semestre, visitamos os Monumentos do centro da cidade, em setembro, foi à vez de conhecer os Mausoléus do Cemitério da Saudade e as famílias que dominavam na época dos barões do café. Agora nossa proposta é uma visita guiada a região central, com um olhar atento para o patrimônio arquitetônico e resgate da memória. Com entendimento de como a cidade se originou, o período da cana de açúcar ao café, edificações e personagens e a transição da Colônia para o Império.

Desenhamos linhas históricas para discutir o que atualmente identificamos como autoritarismo, patriarcado, patrimonialismo, escravagismo, democracia, conflitos religiosos, racismo cultural e estrutural, questão indígena, saúde, gênero, cultura e questões do meio ambiente. Como o passado reflete no futuro!

Este roteiro conta com apoio do Sinpro Campinas e Região - Sindicato dos Professores, Apropucc - Associação dos Professores da PUC-Campinas e CCLA.

ROTEIRO - DIA 28/10:

13h50 - Ponto de Encontro - MIS: Rua Regente Feijó, 859 - Centro

14h - Aristocracia Cafeeira Campineira: visita as dependências do Palácio dos Azulejos (1878), moradia de Joaquim Ferreira Penteado o Barão de Itatiba. revisitando os períodos da Colônia a 2ª metade do século XIX, a estrutura escravagista, a cana de açúcar, o café e a ferrovia (1872)

15h às 16h - Igreja e Poder: Catedral Metropolitana de Campinas: maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, inaugurada em 1873 (visita interna guiada).

16h às 16h40 - Evidências dos republicanos do séc. XIX. Trajeto pelas ruas: Francisco Glicério: Palácio Mogiana, Palácio da Justiça, Solar do Barão de Ataliba Nogueira. Praça Bento Quirino, local da fundação da Freguesia, Basílica do Carmo e Mausoléu Túmulo de Carlos Gomes. Barão de Jaguara e Casarão do Visconde de Indaiatuba, Largo do Rosário.

17h - Centro de Ciências Letras e Artes (CCLA) com Lenita Waldige Mendes Nogueira, exposição do Museu Carlos Gomes e finalização com bate papo, café e pão de queijo

 Conheça os professores especialistas que irão conduzir as informações e leituras junto ao  tour

- Pedro Rocha Lemos: Bacharelado, licenciatura plena e mestrado em Ciências Sociais (Unicamp) e doutorado (PUC São Paulo). Foi professor da Faculdade de Ciências Sociais (PUC Campinas de 1987 a 2015) e diretor da Faculdade de 2008 a 2013. Atualmente ocupa cargo na diretoria da Jaguatibaia (Associação de Proteção Ambiental Sousas/Joaquim Egídio), é presidente  do Congeapa gestão 2023/2024 (Conselho Gestor da Apa Campinas), Sócio fundador do Fundo Haja (Campinas) e curador do projeto Revisitando o Brasil Viagens Contextualizadas. 

- João Manuel Verde dos Santos: Arquiteto e Urbanista pela PUC Campinas em 1984, Mestre em Urbanismo pela PUC Campinas em 2004. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas desde 1992. Conselheiro do Condepacc desde 1992 e Conselheiro do CMDU desde 2009. ocupa a vice-presidência da AREA – Associação Regional de Escritórios de Arquitetura de Campinas. Diretor do IAB – Núcleo Campinas – Instituto de Arquitetos do Brasil. Diretor da Pró Urbe – Associação Pró Urbanismo e Sócio da Unitá Arquitetura Ltda – ME


Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

R$ 58,00 (por pessoa)



Whatsapp