CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU) CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU) CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU) CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU) CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU) CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA CAMPINAS E ITU)

Duração: 5 horas

CAMINHOS DA REPÚBLICA (VISITA GUIADA: CAMPINAS & ITU)

CAMINHOS DA REPÚBLICA - CAMPINAS E ITU SÉC. XIX

Este passeio fala sob a perspectiva do Brasil Republicano do século XIX e a participação das cidades de Campinas e Itu na Proclamação da República, realizado em parceria com o Próximo Passeio e assessoria cultural do projeto Revisitando o Brasil: viagens contextualizadas em seu módulo: Revisitando Campinas. 

O roteiro visa identificar os marcos patrimoniais e acervos ainda existentes nestas cidades, para compreender e refletir sobre o processo que deu origem ao Regime Republicano Brasileiro revisitando estas duas cidades, que tiveram participações expressivas nesta fase da história. Na segunda metade do século XIX, Campinas e região passam a ser um dos mais importantes polos econômicos do Brasil.

Na história do Brasil, toma-se o ano de 1870 como o início do movimento republicano, com a publicação do Manifesto no Rio de Janeiro. A divulgação desse documento na capital imperial logo incentivou que novos clubes e associações fossem formados Brasil afora. No ano seguinte, surge o Club Republicano de Itu, cujo funcionamento acabou sendo decisivo para o futuro político do país.

Haverá uma aula em formato de bate-papo, no sábado, no CCLA, das 14h às 16h. A aula preparatória para a visita técnica ao acervo de Itu, é uma aula aberta e gratuita, estendida a todos que queiram participar e saber mais sobre o Movimento Republicano. Para participar basta chegar no local, com 1 minutos de antecedência. Como contribuição leve um salgado ou doce e algo para beber, que faremos um café coletivo de confraternização. 

No bate papo, será possível refletir 
sobre os significados da Convenção Republicana de Itu, de 1873, destacar a estratégia pela qual o grupo campineiro construiu sua proeminência no Partido Republicano Paulista, fundado na ocasião. Embasados em pesquisas historiográficas recentes, o objetivo principal será buscar compreender a ação e direção imposta pelo grupo (formado por políticos como Campos Sales, Francisco Glicério, Prudente de Moraes, Martinho Prado, Américo Brasiliense e Américo de Campos) em assuntos cruciais para o momento histórico de crise do regime monárquico: federalismo, abolicionismo, imigração e desenvolvimento econômico. 

A atividade tem apoio do CCLA, SINPRO e APROPUCC e conta com dois professores especializados no tema: 

Pedro Rocha Lemos -  Doutor em Sociologia. Professor de Ciência Política da PUC Campinas no Curso de Ciências Sociais (2001 a 2015), responsável pelas disciplinas: Formação do Estado Brasileiro, com conhecimento especializado nas transições nos períodos Colônia/Independência e Monarquia/República e formação do pensamento político brasileiro. É sócio fundador e diretor da Jaguatibaia e  presidente do Congeapa.

Bruno Fabris Estefanes - Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2018), é autor do livro "Conciliar o Império. O Marquês de Paraná e a política imperial, 1842-1856" (Annablume, 2013). Pesquisas na área de História Política do Império do Brasil, sobretudo o período da Conciliação e Liga Progressista. Professor da Faculdade de História da PUC-Campinas, onde é responsável pelas disciplinas da área de História do Brasil. 

ROTEIRO:

9h - Visita monitorada ao Espaço Fábrica São Luis, com visita monitorada às áreas restritas, acesso ao pavimento superior para conhecer as máquinas, visita ao túnel, exposição de tecidos produzidos na antiga indústria e livros fiscais. Nesta visita, nosso monitor conta a história da indústria, a chegada das máquinas ao Brasil até os dias atuais do Espaço Fábrica.

10h30 - Museu da República, com visita monitorada contextualizando a Convenção de Itu que deu origem ao Partido Republicano Paulista em 1873.

11h30 - Caminhada pelo Centro Histórico de Itu, identificando o acervo arquitetônico de identidade do Movimento Republicano. Roteiro da caminhada: Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária construída em 1780; Casa do Barão; Casa Imperial; Conjunto Arquitetônico do Séc. XIX; Espaço Cultural Almeida Junior.

13h - 
Almoço rural na Chácara do Rosário (custos à parte), com visitação as dependências da Casa Bandeirista
: do século XVII., acervo histórico do espaço e arquitetura.

15h30 - Parada para café e bate papo final

16h - Retorno a Campinas

* A Chácara do Rosário irá preparar um almoço especial, o valor será cobrado à parte, no cardápio terá: paçoca de pilão, pernil assado, quiche de abobrinha, arroz, frango tipo caipira,couve, virado de feijão, feijão com caldo, quibebe, mandioquinha frita e croquete de banana. E de sobremesa: pudim, doce de fazenda e frutas. Valor por pessoa - R$80,00. Haverá a opção vegana, mas é preciso sinalizar para a organização do tour com antecedência, através do whatsapp da plataforma Próximo Passeio 

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:


  • Devolução do valor pago;

  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

  • Acompanhamento de especialistas no tema
  • Ingressos na Fábrica São Luis
  • Acompanhamento de professor(es) especializados sobre o Movimento Republicano em Campinas
  • Tour Republicano pelo centro de Itu
  • Visita a Chácara Rosário
  • Valor do Almoço
  • Ônibus (transporte por conta própria - ir de carro ou carona compartilhada)
  • Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.

    R$ 108,00 (por pessoa)



    Whatsapp