CAMINHO DE GOYAZES em Campinas

A origem da cidade de Campinas vincula-se à abertura da rota bandeirante – chamada “caminho geral dos Goiases”. Este roteiro é uma cocriação de turismo criativo do projeto Próximo Passeio em conjunto com o projeto Revisitando o Brasil: viagens contextualizadas, sob a curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos. Desvendando e historiando a origem de Campinas no período colonial, o projeto convida aos participantes a um tour comentado por trilhas rurais no bairro Carlos Gomes, em trechos remanescentes do Caminho dos Goyases. Visitaremos uma área de uma antiga fazenda da época onde recentemente foi instalado um alambique, que rememora nos tempos atuais dinâmicas que aconteciam neste território que deu início a formação da cidade. Depois da caminhada histórica é servido um almoço tropeiro, como era feito antigamente nesta rota.


04:00 horas

Este roteiro é uma cocriação de turismo criativo da agência Próximo Passeio em conjunto com o projeto Revisitando o Brasil: viagens contextualizadas, sob a curadoria do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos. Desvendando e historiando a origem de Campinas no período colonial, o projeto convida aos participantes a um tour comentado por trilhas rurais no bairro Carlos Gomes, em trechos remanescentes do Caminho dos Goyases. Visitaremos uma área de uma antiga fazenda da época onde hoje funciona a Associação dos Moradores Unidos do Bairro Carlos Gomes e Adjacências, onde vamos saber a história do bairro e deste território que deu início a formação da cidade. Depois da caminhada histórica é servido um almoço tropeiro, como era feito antigamente nesta rota.

A origem da cidade de Campinas vincula-se à abertura da rota bandeirante – chamada “caminho geral dos Goiases”. Como se sabe, os paulistas descobriram as primeiras jazidas significativas de ouro no Brasil no fim do século XVII, na região do rio das Velhas (atual estado de Minas Gerais). A região foi alvo de intenso movimento migratório, havendo conflitos pela posse das minas, entre elas a “guerra dos Emboabas” (1708-1709), opondo paulistas e adventícios. Estando em desvantagem nessas disputas – e em vista ainda do crescimento do controle pelo fisco e pela coroa –, os paulistas começaram a busca por novas minas, dando origem a várias cidades ao longo deste caminho e o povoamento da região do atual estado de Goiás.

Iremos percorrer um trecho utilizado pelos bandeirantes em caminhos alternativos a Minas Gerais para busca do ouro em outras regiões que hoje formam os estados de Goiás e Mato Grosso, nascendo núcleos urbanos fundantes no caminho de Goyases como foi o surgimento da cidade de Campinas. Escolhemos para esta aventura a região do bairro rural Carlos Gomes, percurso da antiga Estrada de Ferro Mogiana, hoje utilizada pela Maria Fumaça, e que constituía-se entre as principais rotas bandeiristas na busca por novas fontes do metal precioso.  

ROTEIRO:

Ponto de encontro: 8h30 - Associação dos Moradores Unidos do Bairro Carlos Gomes e Adjacências, sugestão ir pelo bairro Carlos Gomes, com entrada antes do pedágio, até chegar na praça do bairro - Avenida Antônio Ignácio Pupo, 100 - Bairro Carlos Gomes


1 - Walking Tour Caminho de Goyases  

Atividade 1: Breve relato do contexto que deu origem a cidade de Campinas a partir da utilização desta região como pouso para quem percorria o Caminhos de Goyases.

Contextualização das informações sobre as antigas fazendas (Sesmaria) que faziam parte dessa região, como a Ponte Alta, que ainda existe na região, instalada em 1.798 (Séc. XIII) e  produzia cachaça.

Atividade 2: Caminhada por um percurso de 1 km por estrada de terra na região onde passava a rota do Caminho de Goiases, ida e volta, com retorno ao casarão da associação.


2 - Vamos de comboio de carro até o Sítio do Sr. Cabral - Visita a horta 

Atividade 1: Contextualização ambiental e caminhada de 500 metros (ida e volta)  para conhecer a propriedade e a horta que é modelo da Embrapa.


3 - Almoço histórico

Atividade 1:
 Aula show sobre comida tropeira, preparada com características da época pelo Chef Heyttor Barsalini do projeto Receitas Históricas Brasileiras, com informações históricas adicionais .

Atividade 2: Breve exposição sobre o troperismo pelo pesquisador Barsalini.

Atividade 3: Almoço com detalhes sobre a receita e bate papo com o Chef, para poder reproduzir a receita em casa


Vagas limitadas. Faça sua reserva online agora para garantir a sua!
  • Almoço
  • Caminhada em grupo
  • Acompanhamento de professor(a) especializado
  • Tour Comentado
  • Acompanhamento de Especialistas

O que não está incluído?

  • Bebidas na Refeição
  • Não inclui transporte
Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.
  • +55 (19) 997873362 | Abrir WhatsApp
  • Avenida Antônio Ignácio Pupo, 100 - Bairro Carlos Gomes | Abrir mapa
  • Ponto de Encontro: Casarão da Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes e adjacências

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:

  • Devolução do valor pago;
  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

R$ 150,00 /por pessoa*


Escolha data e horário


Confirmação imediata
Sua reserva é confirmada e garantida imediatamente.

Sem intermediador
Você está reservando diretamente com a Confraria da Informação.

Segurança SSL
Usamos criptografia para proteger seus dados.

Cancelamento sem custo
Você pode desistir em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas antes do horário/data agendado.