CAMINHADAS VERDES - BOSQUE JEQUITIBÁS em Campinas

Caminhadas para exploração de árvores no Bosque dos Jequitibás na modalidade walking tour, guiado por um especialista em árvores. A proposta é exercitar o olhar e aguçar a observação com fins de identificar elementos que passam despercebidos


04:00 horas

Em parceria com a agência de turismo receptivo Próximo Passeio, a bióloga e Prof. Drª Denise de Alemar Gaspar, realiza o projeto CAMINHADAS VERDES em Campinas. As caminhadas urbana são recheadas de informação, onde são visitadas áreas verdes da cidade com identificação das principais espécies de árvores e outras plantas que passam despercebidas mas que estão no local. É um passeio descontraído, com conhecimento sobre flora e fauna. Um jeito bem diferente de passear e aprender sobre as árvores e outras plantas que encontramos na paisagem urbana. 

O objetivo é reunir um grupo de pessoas para caminhar calmamente e prazerosamente pelas ruas, bosques, praças e parques da cidade em expedições exploratórias na modalidade “walking tour”. A proposta é exercitar também o olhar, aguçar a observação com fins de identificar elementos que passam despercebidos em nossa correria do cotidiano.

Nesta edição do Caminhadas Verdes, a bióloga Denise vai conduzir o grupo a explorar o Bosques dos Jequitibás. Para esta quarta caminhada realizada pelo projeto, o roteiro prevê a observação detalhada da vegetação dessa “ilha verde” remanescentes de vegetação original de Campinas, com árvores centenárias e majestosas, como jequitibás, que dão nome ao Bosque, alecrim-de-campinas, figueira, peroba, cedro, jatobá, jerivá, e outras, algumas que estão em risco de extinção. Para completar veremos alguns animais silvestres que vivem livres no Bosque (não visitaremos o zoológico).Poderemos sentir a emoção de estarmos imersos na verdadeira Mata Atlântica. A história da criação do Bosque dos Jequitibás também será apresentada.

As caminhadas provocam a reflexão sobre a paisagem natural e histórica, promovem um conhecimento inicial sobre a biologia das árvores, observando suas fases de florescimento e frutificação e a forma que se relacionam com a fauna. Também discutimos a história da criação desses espaços verdes naturais e como se misturam com a história de formação da cidade e da mudança da vegetação original ocorrida ao longo do tempo até os dias de hoje, resultantes da eliminação e fragmentação da cobertura vegetal original, com predominância da chamada Floresta Estacional Semidecidual, fisionomia de Mata Atlântica, e de porções menores de Cerrado. O projeto Caminhadas Verdes traz uma forma lúdica de entrar em contato e maravilhar-se com a natureza campineira e sua história.

 

Quem é a especialista:

Denise de Alemar Gaspar - é bióloga com graduação, especialização (Jornalismo Científico) e doutorado (Ecologia) na Unicamp. É sócia da empresa Faunística Estudos Ambientais, atuando com estudos de animais e plantas para licenciamento ambiental, educação ambiental, conservação e manejo de áreas protegidas. É presidente do Instituto NEHON e é membro dos Conselhos Gestores da APA Campinas (Congeapa). Em 2017, criou o projeto Caminhadas Verdes, de observadores de árvores e outros seres viventes (@caminhadasverdes no instagram).

 

ROTEIRO

08h - Ponto de encontro: entrada do Bosque dos Jequitibás – em frente a casa-amarela. R. Cel. Quirino, 02.

08h10 - Início da caminhada de observação e reconhecimento das árvores, arbustos (e outros seres) do Bosque dos Jequitibás

11h15 - Roda de conversa e compartilhamento de materiais obtidos no Bosque dos Jequitibás e percepções da atividade

11h45 - Finalização da atividade com formação de uma roda de saber

 

Serviço:
Caminhadas Verdes no Bosque dos Jequitibás
Data: 14 de agosto 2022.
Horário: 8h 



Vagas limitadas. Faça sua reserva online agora para garantir a sua!
  • Walking tour com visitação histórica
  • Acompanhamento de professores(as) especializados
  • Especialista em Botânica com didática de estudos das árvores no caminho
  • Aprendizado sobre árvores e espécies

O que não está incluído?

  • Transporte
  • Água
  • Refeições
  • Leve sua garrafa de água
  • Vá de sapato confortável
Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.
  • +55 (19) 997873362 | Abrir WhatsApp
  • R. Cel. Quirino, 02 | Abrir mapa
  • Entrada do Bosque dos Jequitibás, em frente a Casa Amarela

Caso as condições climáticas NO DIA DO PASSEIO coloquem a segurança dos participantes em risco temos duas opções:

  • Devolução do valor pago;
  • Reagendamento ou emissão de voucher para ser usado em outra oportunidade com validade de 12 meses.

R$ 38,50 /por pessoa*


Escolha data e horário


Confirmação imediata
Sua reserva é confirmada e garantida imediatamente.

Sem intermediador
Você está reservando diretamente com a Confraria da Informação.

Segurança SSL
Usamos criptografia para proteger seus dados.

Cancelamento sem custo
Você pode desistir em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas antes do horário/data agendado.